terça-feira, 26 de julho de 2011

2 - Modernização do campo

   2.4 – O Brasil na agricultura mundial 

            O Brasil é um dos grandes produtores e exportadores mundiais de produtos agrícolas como: a soja, o café, o fumo, a laranja e outras frutas tropicais. O que coloca o país na condição de um dos principais exportadores de produtos agrícolas destinados a suprir parte da crescente demanda mundial de alimentos.

            A agricultura brasileira beneficia-se dos baixos custos da produção, da grande oferta de mão de obra barata e dos incentivos governamentais para os grandes produtores rurais.

            2.4.1 – A importância dos biocombustíveis

            Podem substituir a gasolina e o óleo diesel, podendo ser extraídos, principalmente, de cana-de-açúcar, milho, soja e mamona.

            Com o aumento da poluição atmosférica e a elevação do preço do petróleo, os combustíveis de origem vegetal tem atraído o interesse de diversos países, por terem custo menor, serem menos poluentes e fonte de energia renovável, colocando a agricultura brasileira no centro das atenções.

  2.5 - Produção de biomassa

            A biomassa é a matéria-prima de origem vegetal que pode ser utilizada como fonte de energia.

            2.5.1 - Etanol

            O etanol é o álcool extraído da cana-de-açúcar
.
            2.5.2 - Biodiesel

            È o combustível a partir da soja, milho, mamona, girassol, babaçu, dendê, algodão, amendoim e macaúba. È utilizado em motores movidos a diesel, sendo menos poluente que o diesel tradicional, tem baixo custo de produção e custo final do produto.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

2 - Modernização do campo

    A agricultura moderna no Brasil promove o aumento da produtividade e a geração de riqueza ocm a expansão do agronegócio e do uso dos biocombustíveis, apesar dos benefícios econômicos, seu crescimento nos últimos anos tem escondido as estruturas tradicionais que ainda permanecem no campo brasileiro.

     2.1 – A importância do agronegócio

   É uma atividade econômica em plena expansão no Brasil, define-se como a cadeia produtiva que envolve a produção agropecuária, a transformação dos gêneros agropecuários em produtos industrializados e a distribuição e a venda desses produtos.
          
      O agronegócio é responsável por uma significativa parcela do Produto Interno Bruto (PIB), das exportações totais e dos empregos gerados no Brasil, segundo o Ministério da Agricultura. 

    2.2 - A pecuária no Brasil

            Pode ser classificada como extensiva e intensiva. Pecuária extensiva, o gado é criado solto em grandes extensões de terra com pastagem naturais, sem o uso de recursos tecnológicos avançados, e a carne produzida tem menos qualidade, a pecuária extensiva, o gado é criado em pequenos espaços, o que torna a carne mais macia, tendo melhor qualidade e maior rentabilidade Mais da metade da produção nacional é criada de forma intensiva.

       2.2.1 – A importância da pecuária bovina

            O país tem um dos maiores rebanhos de gado bovino do mundo e é um dos principais exportadores de carne para os países asiáticos e europeus, o consumo interno de carne bovina também é bastante significativo e proporciona altas taxas de lucratividade para os criadores.

            Além do gado de corte, a avicultura também é um importante item da nossa pauta de exportações.

    2.3 – Pequena propriedade moderna

            Importantes para a agricultura brasileira têm o modelo de integração entre o produtor e a agroindústria, através do contrato firmado, o produtor se compromete a entregar determinado produto com os padrões de qualidade estabelecidos pela empresa. A empresa por sua vez, se compromete a fornecer parte dos insumos (como as sementes ou ração) e a comprar a produção ao final.

    2.3.1 – Tipos de cultivo nas pequenas propriedades modernas

            Atualmente há diversas culturas com alta demanda de investimentos e de técnicas sendo produzidos em pequenas propriedades como o mamão, goiaba, manga, morango e flores, localizadas principalmente o Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil.

terça-feira, 19 de julho de 2011

1 - Características da agricultura no Brasil

    A agricultura brasileira caracteriza-se pela grande quantidade de extensas propriedades rurais, muitas altamente produtivas, pois utilizam técnicas agrícolas modernas, e outras destinadas à reforma agrária, muitas vezes improdutiva impedindo o acesso do trabalhador rural à terra. A maior parte da produção é destinada à exportação, isso se deve sobre tudo a modernização do campo. 

1.1-     Evolução da agricultura no Brasil

Desde da época da colonização o Brasil tem como atividade econômica importante a agricultura, no início sua característica era as monoculturas onde hoje é o nordeste, com mão de obra escrava e seus produtos era destinado à exportação, dando destaque a cana-de-açúcar, algodão e café.

        O café fez com que ampliasse a áreas para o restante do país, depois que os imigrantes vieram para o seu cultivo, levando também ao cultivo de outros produtos como a soja e laranja, dando destaque ao Vale da Paraíba (entre o Rio de Janeiro e São Paulo).
Imigrantes em fazenda de café, no estado de São Paulo.
        1.2- Concentração de terras

As grandes propriedades de latifúndios estão nas mãos de poucos indivíduos, com maior concentração de latifúndios na região Centro-Oeste do país.

       1.3 – A modernização da agricultura

            A adoção da Revolução Verde no Brasil fez com que a agricultura passasse por transformações significativas, principalmente com a mecanização e a aplicação da ciência na agropecuária, melhorando significamente a produtividade, foram implantadas políticas governamentais destinada a viabilizar o financiamento e promover assistência técnica para o produtor rural, contribuindo assim ao aumento das taxas de lucro.

        1.3.1 – As conseqüências da modernização agrícola

            A aplicação de técnicas, equipamentos e defensivos agrícolas da Revolução Verde no campo gerou uma série de transformações no espaço produtivo e nas relações de trabalho. A utilização de tratores, colhedeiras e outros equipamentos propiciou a expansão da produtividade agrícola e das áreas cultivadas, no entanto, gerou também desemprego e concentração fundiária.

            O processo de modernização da agricultura não se implantou de forma igualitária em todo o Brasil nem foi aplicado a todos os produtos agrícolas cultivados.

      1.4 – A expansão da fronteira agrícola

        Refere-se às áreas-limite onde se pratica a atividade agropecuária, sua expansão pode gerar uma nova organização do espaço, ampliar a infra-estrutura de transporte, comunicação e geração de energia elevando a concentração populacional e o desenvolvimento econômico de determinada região, porém pode comprometer áreas de vegetação nativa e expulsão de pequenos agricultores, comunidades indígenas e ribeirinhos.

Brasil Rural

       
A agricultura e a pecuária são fundamentais para a produção de alimentos destinados ao estabelecimento da população do campo e das cidades. O crescimento da população deve ser acompanhado pelo aumento da produção e distribuição de alimentos, conhecer as características da produção agrícola e pecuária do Brasil nos permite compreender as condições de trabalho no campo.

O que vamos aprender: