Planos (por assunto)
Unidade Escolar: Escola Estadual padre Alfredo Haasler
Disciplina: Geografia Série: 7º ano Turno: Vespertino
Regente: Kátia Jeane
Estagiárias: Thaíse Pereira Peregrino Souza e Udiane dos Santos Pereira
Plano de aula
1. Tema geral
o Brasil rural
2. Conteúdo específico
o Características da agricultura no Brasil;
o Evolução da agricultura brasileira;
o Estrutura fundiária e concentração de terras;
o Fronteira agrícola;
o Modernização do campo;
o Mecanização e modernização no campo;
o Pecuária no Brasil;
o Biocombustíveis e biomassa;
o A pequena propriedade moderna;
o Problemas do mundo rural;
o A questão do trabalhador rural;
o Reforma agrária.
3. Objetivos
o Conhecer as características da agricultura no Brasil;
o Conhecer o processo de formação da estrutura fundiária brasileira;
o Analisar a relação entre agricultura e indústria;
o Compreender a importância da tecnologia para a agricultura;
o Compreender a importância do agronegócio e sua influencia as relações sociais o campo e na economia;
o Analisar criticamente os problemas sociais que ocorrem o mundo rural;
o Conhecer o papel dos movimentos sociais na luta pelo acesso à terra no Brasil.
4. Procedimentos metodológicos
o Interpretação de mapas;
o Comparação e análise de dois textos que abordam uma mesma temática sob pontos de vista diferentes;
o Aula expositiva;
o Análise e interpretação de tabelas e gráficos;
o Análise de imagens para a apreensão de conteúdos estudados;
o Confecção de cartazes;
o Quadro síntese;
o Atividade no caderno
o Vídeo;
o Pesquisa de campo.
5. Recursos
o Quadro branco;
o Livro didático;
o Caderno;
- Revista;
- Jornal;
- Cola;
- Caneta hidrográfica;
- Régua;
o Áudio visual (TV pen drive);
o Caneta hidrográfica;
o Cartolina.
6. Avaliação
Processual e contínua, com o acompanhamento e controle das ações decididas individual e coletivamente, sendo este a observação e a comprovação dos objetivos e das tarefas verificando o estado real do trabalho desenvolvido.
7. Referência(s) bibliográfica(s)
GONÇALVES, Marcos; MAGALHÃES, Cláudia; RUDEK, Roseni; SOURIENT, Lilian. Geografia – Coleção Perspectiva, São Paulo: Editora do Brasil, 2009.
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia homem e espaço: A organização do espaço brasileiro. 17ª edição, São Paulo. Editora Saraiva, 2005.
MOREIRA, Igor. Geografia geral e do Brasil: A construção do espaço global. 1ª edição, São Paulo. Editora Ática, 2005.
SAMPAIO, F. S; MEDEIROS, M. C. Geografia: Para viver sempre. 1ª edição, São Paulo. Editora SM Ltda, 2009.
VESENTINI, José William. Geografia geral e do Brasil. Volume único. 1ª edição, São Paulo. Editora Ática, 2009.
Unidade Escolar: Escola Estadual padre Alfredo Haasler
Disciplina: Geografia Série: 7º ano Turno: Vespertino
Regente: Kátia Jeane
Estagiárias: Thaíse Pereira Peregrino Souza e Udiane dos Santos Pereira
Plano de aula
1. Tema geral
o Indústria
2. Conteúdo específico
o Industrialização;
o Processo de industrialização e formação do parque industrial brasileiro;
o Concentração e descentralização industrial;
o Indústria e atividade econômica;
o Empresas multinacionais, nacionais e estatais;
o Indústria: bens de consumo e bens de capital;
o Energia e indústria;
o Fontes de energia;
o Concentração industrial e expansão da indústria.
3. Objetivos:
o Conhecer o processo de industrialização do Brasil;
o Identificar as causas da concentração do parque industrial no estado de São Paulo;
o Compreender os conceitos relacionados à indústria;
o Compreender o papel das políticas governamentais para o desenvolvimento da indústria nacional;
o Reconhecer a importância do setor mineral e da indústria de base para o desenvolvimento econômico do país;
o Conhecer os tipos de indústria que se desenvolvem no Brasil;
o Identificar a relação entre tecnologia e desenvolvimento industrial;
o Perceber a importância das fontes de energia para a indústria;
o Identificar e compreender a distribuição espacial das indústrias no Brasil;
o Compreender as razões históricas da concentração industrial no Centro-Sul do Brasil;
o Verificar fatores do crescimento econômico e industrial do Brasil e perceber que ele não resultou em melhoria das condições de vida de toda a população;
o Compreender as características dos processos de privatização e de relativa desconcentração espacial da atividade industrial;
o Verificar a relação entre a industrialização e a modernização do campo e perceber suas conseqüências, particularmente para a população rural e as modificações em sua paisagem.
4. Procedimentos metodológicos
o Leitura e interpretação de textos;
o Interpretação e comparação de gráficos;
o Leitura e análise de mapas representando um tema com o uso de diferentes recursos;
o Comparação e análise de vídeo que aborda a temática proposta;
o Aula expositiva;
o Análise de imagens para a apreensão de conteúdos estudados;
o Quadro síntese;
o Atividade no caderno;
o Dinâmica de perguntas e respostas.
5. Recursos
o Quadro branco;
o Livro didático;
o Caderno;
o Áudio visual (TV pen drive);
o Laboratório de informática.
6. Avaliação
Processual e contínua, com o acompanhamento e controle das ações decididas individual e coletivamente, sendo este a observação e a comprovação dos objetivos e das tarefas verificando o estado real do trabalho desenvolvido pela percepção da construção de novos caminhos para o ensino-aprendizagem.
7. Referência(s) bibliográfica(s)
GONÇALVES, Marcos; MAGALHÃES, Cláudia; RUDEK, Roseni; SOURIENT, Lilian. Geografia – Coleção Perspectiva, São Paulo: Editora do Brasil, 2009.
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia homem e espaço: A organização do espaço brasileiro. 17ª edição, São Paulo. Editora Saraiva, 2005.
MOREIRA, Igor. Geografia geral e do Brasil: A construção do espaço global. 1ª edição, São Paulo. Editora Ática, 2005.
SAMPAIO, F. S; MEDEIROS, M. C. Geografia: Para viver sempre. 1ª edição, São Paulo. Editora SM Ltda, 2009.
VESENTINI, José William. Geografia geral e do Brasil. Volume único. 1ª edição, São Paulo. Editora Ática, 2009.
Unidade Escolar: Escola Estadual padre Alfredo Haasler
Disciplina: Geografia Série: 7º ano Turno: Vespertino
Regente: Kátia Jeane
Estagiárias: Thaíse Pereira Peregrino Souza e Udiane dos Santos Pereira
Plano de aula
1. Tema geral
o A urbanização brasileira.
2. Conteúdo específico
o Urbanização e migração;
o Cidade;
o Funções urbanas;
o Êxodo rural e processo de urbanização;
o Transporte;
o Redes de transportes;
o Integração nacional;
o Urbanização e modernização da comunicação;
o Estruturas de comunicação.
3. Objetivos:
o Compreender o processo de urbanização brasileira;
o Identificar os fatores responsáveis pela urbanização;
o Avaliar a importância do êxodo rural no processo de urbanização;
o Compreender os conceitos de metrópole, conurbação e área metropolitana;
o Conhecer os principais problemas urbanos e identificando suas causas;
o Avaliar a importância de Brasília para o processo de interiorização da população brasileira;
o Relacionar a expansão da rede de transportes e a integração nacional;
o Reconhecer a importância dos meios de comunicação para a integração nacional;
o Reconhecer indicadores da desigualdade social o Brasil decorrentes do processo de urbanização das grandes cidades;
o Compreender que o processo de urbanização não pode ser caracterizado apenas como crescimento das cidades, mas que se trata de algo mais amplo, envolvendo modificações significativas no território, na sociedade, na economia e na paisagem.
4. Procedimentos metodológicos
o Leitura e interpretação de mapas temáticos, imagens e tabelas;
o Integração de conhecimento de outras disciplinas, sobretudo de História, para a compreensão do processo de urbanização.
5. Recursos
o Quadro branco;
o Livro didático;
o Caderno;
o Áudio visual (TV pen drive);
o Laboratório de informática;
6. Avaliação
Processual e contínua, com o acompanhamento e controle das ações decididas individual e coletivamente, sendo este a observação e a comprovação dos objetivos e das tarefas verificando o estado real do trabalho desenvolvido.
7. Referência(s) bibliográfica(s)
GONÇALVES, Marcos; MAGALHÃES, Cláudia; RUDEK, Roseni; SOURIENT, Lilian. Geografia – Coleção Perspectiva, São Paulo: Editora do Brasil, 2009.
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia homem e espaço: A organização do espaço brasileiro. 17ª edição, São Paulo. Editora Saraiva, 2005.
MOREIRA, Igor. Geografia geral e do Brasil: A construção do espaço global. 1ª edição, São Paulo. Editora Ática, 2005.
SAMPAIO, F. S; MEDEIROS, M. C. Geografia: Para viver sempre. 1ª edição, São Paulo. Editora SM Ltda, 2009.
VESENTINI, José William. Geografia geral e do Brasil. Volume único. 1ª edição, São Paulo. Editora Ática, 2009.