Cronograma e planos de aula




Planos (por assunto)

Unidade Escolar: Escola Estadual padre Alfredo Haasler
Disciplina: Geografia        Série: 7º ano           Turno: Vespertino
Regente: Kátia Jeane
Estagiárias: Thaíse Pereira Peregrino Souza e Udiane dos Santos Pereira

Plano de aula

1.  Tema geral
o   Brasil rural

2.  Conteúdo específico
o   Características da agricultura no Brasil;
o   Evolução da agricultura brasileira;
o   Estrutura fundiária e concentração de terras;
o   Fronteira agrícola;
o   Modernização do campo;
o   Mecanização e modernização no campo;
o   Pecuária no Brasil;
o   Biocombustíveis e biomassa;
o   A pequena propriedade moderna;
o   Problemas do mundo rural;
o   A questão do trabalhador rural;
o   Reforma agrária.

3.  Objetivos
o   Conhecer as características da agricultura no Brasil;
o   Conhecer o processo de formação da estrutura fundiária brasileira;
o   Analisar a relação entre agricultura e indústria;
o   Compreender a importância da tecnologia para a agricultura;
o   Compreender a importância do agronegócio e sua influencia as relações sociais o campo e na economia;
o   Analisar criticamente os problemas sociais que ocorrem o mundo rural;
o   Conhecer o papel dos movimentos sociais na luta pelo acesso à terra no Brasil.

4.  Procedimentos metodológicos


o   Interpretação de mapas;
o   Comparação e análise de dois textos que abordam uma mesma temática sob pontos de vista diferentes;
o   Aula expositiva;
o   Análise e interpretação de tabelas e gráficos;
o   Análise de imagens para a apreensão de conteúdos estudados;
o   Confecção de cartazes;
o   Quadro síntese;
o   Atividade no caderno
o   Vídeo;
o   Pesquisa de campo.



5.  Recursos


o   Quadro branco;
o   Livro didático;
o   Caderno;
  • Revista;
  • Jornal;
  • Cola;
  • Caneta hidrográfica;
  • Régua;
o   Áudio visual (TV pen drive);
o   Caneta hidrográfica;
o   Cartolina.



6.  Avaliação
Processual e contínua, com o acompanhamento e controle das ações decididas individual e coletivamente, sendo este a observação e a comprovação dos objetivos e das tarefas verificando o estado real do trabalho desenvolvido.


7.  Referência(s) bibliográfica(s)

GONÇALVES, Marcos; MAGALHÃES, Cláudia; RUDEK, Roseni; SOURIENT, Lilian. Geografia – Coleção Perspectiva, São Paulo: Editora do Brasil, 2009.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia homem e espaço: A organização do espaço brasileiro. 17ª edição, São Paulo. Editora Saraiva, 2005.

MOREIRA, Igor. Geografia geral e do Brasil: A construção do espaço global. 1ª edição, São Paulo. Editora Ática, 2005.

SAMPAIO, F. S; MEDEIROS, M. C. Geografia: Para viver sempre. 1ª edição, São Paulo. Editora SM Ltda, 2009.

VESENTINI, José William. Geografia geral e do Brasil. Volume único. 1ª edição, São Paulo. Editora Ática, 2009.







Unidade Escolar: Escola Estadual padre Alfredo Haasler
Disciplina: Geografia        Série: 7º ano           Turno: Vespertino
Regente: Kátia Jeane
Estagiárias: Thaíse Pereira Peregrino Souza e Udiane dos Santos Pereira

Plano de aula

1.    Tema geral
o   Indústria

2.  Conteúdo específico
o   Industrialização;
o   Processo de industrialização e formação do parque industrial brasileiro;
o   Concentração e descentralização industrial;
o   Indústria e atividade econômica;
o   Empresas multinacionais, nacionais e estatais;
o   Indústria: bens de consumo e bens de capital;
o   Energia e indústria;
o   Fontes de energia;
o   Concentração industrial e expansão da indústria.

3.    Objetivos:
o   Conhecer o processo de industrialização do Brasil;
o   Identificar as causas da concentração do parque industrial no estado de São Paulo;
o   Compreender os conceitos relacionados à indústria;
o   Compreender o papel das políticas governamentais para o desenvolvimento da indústria nacional;
o   Reconhecer a importância do setor mineral e da indústria de base para o desenvolvimento econômico do país;
o   Conhecer os tipos de indústria que se desenvolvem no Brasil;
o   Identificar a relação entre tecnologia e desenvolvimento industrial;
o   Perceber a importância das fontes de energia para a indústria;
o   Identificar e compreender a distribuição espacial das indústrias no Brasil;
o   Compreender as razões históricas da concentração industrial no Centro-Sul do Brasil;
o   Verificar fatores do crescimento econômico e industrial do Brasil e perceber que ele não resultou em melhoria das condições de vida de toda a população;
o   Compreender as características dos processos de privatização e de relativa desconcentração espacial da atividade industrial;
o   Verificar a relação entre a industrialização e a modernização do campo e perceber suas conseqüências, particularmente para a população  rural e as modificações em sua paisagem.


4.  Procedimentos metodológicos


o   Leitura e interpretação de textos;
o   Interpretação e comparação de gráficos;
o   Leitura e análise de mapas representando um tema com o uso de diferentes recursos;
o   Comparação e análise de vídeo que aborda a temática proposta;
o   Aula expositiva;
o   Análise de imagens para a apreensão de conteúdos estudados;
o   Quadro síntese;
o   Atividade no caderno;
o   Dinâmica de perguntas e respostas.



5.  Recursos


o   Quadro branco;
o   Livro didático;
o   Caderno;
o   Áudio visual (TV pen drive);
o   Laboratório de informática.




6.  Avaliação
Processual e contínua, com o acompanhamento e controle das ações decididas individual e coletivamente, sendo este a observação e a comprovação dos objetivos e das tarefas verificando o estado real do trabalho desenvolvido pela percepção da construção de novos caminhos para o ensino-aprendizagem.


7.  Referência(s) bibliográfica(s)

GONÇALVES, Marcos; MAGALHÃES, Cláudia; RUDEK, Roseni; SOURIENT, Lilian. Geografia – Coleção Perspectiva, São Paulo: Editora do Brasil, 2009.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia homem e espaço: A organização do espaço brasileiro. 17ª edição, São Paulo. Editora Saraiva, 2005.

MOREIRA, Igor. Geografia geral e do Brasil: A construção do espaço global. 1ª edição, São Paulo. Editora Ática, 2005.

SAMPAIO, F. S; MEDEIROS, M. C. Geografia: Para viver sempre. 1ª edição, São Paulo. Editora SM Ltda, 2009.

VESENTINI, José William. Geografia geral e do Brasil. Volume único. 1ª edição, São Paulo. Editora Ática, 2009.





Unidade Escolar: Escola Estadual padre Alfredo Haasler
Disciplina: Geografia        Série: 7º ano           Turno: Vespertino
Regente: Kátia Jeane
Estagiárias: Thaíse Pereira Peregrino Souza e Udiane dos Santos Pereira

Plano de aula

1.    Tema geral
o   A urbanização brasileira.

2.  Conteúdo específico
o   Urbanização e migração;
o   Cidade;
o   Funções urbanas;
o   Êxodo rural e processo de urbanização;
o   Transporte;
o   Redes de transportes;
o   Integração nacional;
o   Urbanização e modernização da comunicação;
o   Estruturas de comunicação.

3. Objetivos:
o   Compreender o processo de urbanização brasileira;
o   Identificar os fatores responsáveis pela urbanização;
o   Avaliar a importância do êxodo rural no processo de urbanização;
o   Compreender os conceitos de metrópole, conurbação e área metropolitana;
o   Conhecer os principais problemas urbanos e identificando suas causas;
o   Avaliar a importância de Brasília para o processo de interiorização da população brasileira;
o   Relacionar a expansão da rede de transportes e a integração nacional;
o   Reconhecer a importância dos meios de comunicação para a integração nacional;
o   Reconhecer indicadores da desigualdade social o Brasil decorrentes do processo de urbanização das grandes cidades;
o   Compreender que o processo de urbanização não pode ser caracterizado apenas como crescimento das cidades, mas que se trata de algo mais amplo, envolvendo modificações significativas no território, na sociedade, na economia e na paisagem.


4.         Procedimentos metodológicos

o   Leitura e interpretação de mapas temáticos, imagens e tabelas;
o   Integração de conhecimento de outras disciplinas, sobretudo de História, para a compreensão do processo de urbanização.

5.  Recursos

o    Quadro branco;
o   Livro didático;
o   Caderno;
o   Áudio visual (TV pen drive);
o   Laboratório de informática;

6.  Avaliação
Processual e contínua, com o acompanhamento e controle das ações decididas individual e coletivamente, sendo este a observação e a comprovação dos objetivos e das tarefas verificando o estado real do trabalho desenvolvido.


7.  Referência(s) bibliográfica(s)

GONÇALVES, Marcos; MAGALHÃES, Cláudia; RUDEK, Roseni; SOURIENT, Lilian. Geografia – Coleção Perspectiva, São Paulo: Editora do Brasil, 2009.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia homem e espaço: A organização do espaço brasileiro. 17ª edição, São Paulo. Editora Saraiva, 2005.

MOREIRA, Igor. Geografia geral e do Brasil: A construção do espaço global. 1ª edição, São Paulo. Editora Ática, 2005.

SAMPAIO, F. S; MEDEIROS, M. C. Geografia: Para viver sempre. 1ª edição, São Paulo. Editora SM Ltda, 2009.

VESENTINI, José William. Geografia geral e do Brasil. Volume único. 1ª edição, São Paulo. Editora Ática, 2009.