terça-feira, 20 de setembro de 2011

3 – Urbanização e modernização da comunicação


Atualmente, a comunicação está associada ao aumento da urbanização, e vivemos uma revolução tecnológica na mídia.

3.1 – Urbanização e evolução dos meios de comunicação

   O processo de urbanização marca não só o adensamento, a concentração da população e das atividades industriais, comerciais e de serviços, mas também a expansão das estruturas de comunicação em grandes distâncias.

    Os meios de comunicação hoje funcionam em redes, o que significa que há diversos pontos que funcionam de maneira interligada, por uma infraestrutura compartilhada.
A comunicação em rede traz a novidade de ser simultânea e interdependente entre os elementos, ou seja, a comunicação torna-se imediata, e um ponto só existe se estiver interligado a outro.
    
   As comunicações simultâneas alteram a noção de distância e de espaço, pois possibilitam a rápida difusão da informação para todos os locais interligados, não importando a distância.


   O telefone foi introduzido no Brasil o século XIX. No início do século XX, o serviço de telefonia era restrito a poucas cidades. Em 1907, o Brasil possuía apenas 15 mil linhas telefônicas, quase 80% delas localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

    A introdução do rádio no Brasil, em 1922, mudou hábito, valores e interligou o território nacional e este ao mundo. Esse meio de comunicação se popularizou rapidamente, e famílias inteiras, nas décadas de 1930 a 1940, reuniam-se em volta dela para ouvir o noticiário, as novelas radiofônicas e os grandes cantores populares.

    Na década de 1950, a televisão uniu a imagem ao som e criou uma nova cultura na sociedade brasileira. Posteriormente, na década de 1960, com a comunicação via satélite, iniciam-se as transmissões de televisão em rede nacional.

3.3 A moderna telecomunicação

     A integração do território brasileiro ocorreu, num primeiro momento, de forma política, pela centralização do Estado e consolidação das fronteiras.

    Num segundo momento, deu-se a integração econômica, com a formação do mercado nacional pela substituição de importações e a integração rodoviária.

    O terceiro momento, ainda em andamento, é o da integração territorial pelos meios de comunicação tradicionais (televisão, rádio e telefone) e os modernos meios digitais de comunicação e transferência de dados (internet, telefonia celular, sistema bancário on-line e outros).

                 3.3.1     – A era on-line 

      O desenvolvimento da alta tecnologia ligada  à informática, à telefonia, às fibras ópticas, aos aparelhos a laser, entre muitos outros, é responsável pela comunicação em tempo real na internet, a rede mundial de computadores. As transmissões televisivas também são feitas em tempo real, via satélites, que permitem interligar os lugares mais distantes do mundo. 

    As inovações tecnológicas avançadas rapidamente, barateiam os preços dos produtos e popularizam o uso de parelhos de telefonia celular, microcomputadores, laptops, etc.

                 3.3.2     – As telecomunicações no Brasil

          A implantação do sistema de telecomunicações esteve durante muitas décadas sob a responsabilidade do Estado. Na década de 1990, passou por processos de privatização, ou seja, as empresas de propriedade do Estado foram vendidas para companhias privadas por meio de leilões.

           O acesso a internet teve crescimento acelerado nos últimos aos, mas ainda se encontra concentrado em algumas regiões. Na Região Norte, menos de 6% dos domicílios têm acesso à internet, enquanto no Sudeste 23% estão ligados à rede mundial de computadores.
Os estados que têm menor acesso à internet são Pará, Maranhão e Piauí, com menos de 5% dos domicílios.


3.4 Interiorização das telecomunicações

O desenvolvimento das telecomunicações e da transferência digital de dados permitiu mudanças significativas nas grandes empresas, garantindo o controle e o acompanhamento simultâneo de sistemas de produção em diferentes regiões do mundo.

As telecomunicações tornaram-se fundamentais para o funcionamento de indústrias, bancos, comércio, governos e mesmo das famílias. Para estas, aumenta a cada dia o número de serviços, e compras podem ser realizadas até pela internet.

As inovações e possibilidades dos novos meios de comunicação e transferência de dados tornaram as telecomunicações um grande centro de interesse de investimentos nacionais e internacionais.

     3.4.1     O avanço das telecomunicações

Acredita-se que a telefonia celular, nos próximos anos, se converterá em um dos mais importantes meios de comunicação. Hoje, o telefone celular tem várias funções e não é mais um simples aparelho de comunicação entre as pessoas. Seus portadores podem receber dados via Internet, e-mails, assistir aos programas preferidos de televisão e aos filmes que desejarem. Além disso, o celular pode funcionar como um computador de mão.


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