terça-feira, 6 de setembro de 2011

4 - Concentração industrial e expansão da indústria.



Uma das características da indústria brasileira é ter grande parte do seu parque industrial concentrado na Região Sudeste. A partir dos anos 1990, entretanto, teve início uma tendência à descontração da indústria dessa região, havendo expansão para outras regiões do país.

4.1 Características da indústria brasileira.

Até os anos 1930, a economia brasileira não era integrada nacionalmente, sua economia estava ligada diretamente ao mercado externo, prejudicando a formação de um amplo mercado interno no país e estabelecer uma relação comercial mais intensa dentro do próprio país.

Foi somente nos anos de 1930 que o governo brasileiro estabeleceu o fim da cobrança de impostos sobre produtos que fossem transportados de um estado para o outro Isso favoreceu a ampliação do mercado interno. O estado de São Paulo, que já possuía uma forte industrialização, foi o maior beneficiado, pois pôde vender seus produtos fabris para todas as regiões, aumentando seu mercado consumidor.

4.1.1     A substituição das importações.

A principal característica da indústria brasileira no início foi a produção de bens de consumo, diferente da industrialização européia, que teve como ponto de partida os bens de produção.

A chamada política de substituição de importações teve várias fases, até se completar na década de 1970. A partir de então, o Brasil passou a produzir internamente a maior parte dos bens de produção de que precisava.

4.2 Localização da indústria: fatores locacionais.

Quando analisamos a localização das indústrias é importante lembrar que existe uma série de razões para a escolha do local em que vai ser instalada a unidade produtiva. Podemos destacar algumas:

4.2.1     – Proximidade das fontes de matéria-prima.

Toda indústria precisa garantir o recebimento das matérias-primas que irá utilizar em sua produção. Dessa forma é importante que esteja localizada em áreas onde o abastecimento seja mais fácil e economicamente mais atraente. As indústrias siderúrgicas, por exemplo, devem se localizar próximo à regiões mineradoras.

4.2.2     – Proximidade dos mercados consumidores.

Estar próximo aos mercados consumidores também é muito importante, para que os bens produzidos possam chegar rapidamente até eles. As indústrias de bens de consumo não duráveis, como as alimentícias, necessitam maiores proximidades com os mercados consumidores.

4.2.3     - Redes de transporte.

Uma eficiente rede de transporte é necessária para unir as indústrias aos mercados consumidores e às fontes de abastecimento de matérias-primas. Assim, rodovias, ferrovias, portos, hidrovias e aeroportos são fundamentais para a implantação de indústrias.

4.2.4     – Infraestrutura de serviço.

As indústrias também necessitam de apoio e serviços como bancos, comércio, escolas, universidades, cetros de pesquisa, entre outros.

4.2.5     – Proximidade da mão de obra.

Quando a indústria necessita de mão de obra especializada, é preciso que se localize nas proximidades dos cetros urbanos, onde há abundância dela, ou dos cetros de formação e especialização dos trabalhadores que atuarão nessas indústrias.

Outras vezes, as indústrias precisam de mão de obra barata e pouco qualificada, procuram instalar-se em centros urbanos periféricos e cidades médias com pouca tradição industrial.

4.3 Redistribuição espacial da indústria.

A concentração de indústria na Região Sudeste passou a ser uma preocupação nacional, a partir dos aos 19760, o Estado passou a criar condições para a expansão da industrialização em outras regiões do país. Entre as medidas tomadas destacaram-se a criação de uma rede de transporte que possibilitou a integração das demais regiões com os mercados consumidores do Sul e Sudeste e a atuação para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). 

4.3.1     – A descentralização da indústria.
      
        Uma série de motivos pode explicar a descentralização da indústria no período atual.

Redução de custos – Sair das áreas mais tradicionais e se instalar em regiões com menos indústrias pode trazer uma série de reduções de custos, pois a mão de obra é normalmente menos organizada e, portanto, mais barata. Além desse fator, o preço de terrenos, impostos locais e outros serviços proporcionam vantagens econômicas para as indústrias.

Transporte - As grandes cidades têm tido problemas com o transporte em sua área urbana devido ao trânsito muito intenso, que prejudica a entrega tanto das matérias-primas quanto das mercadorias prontas. Deslocar-se para lugares em que as condições de trânsito e a infraestrutura de transporte são melhores também representa redução de custos.

“Guerra-fiscal” – Alguns estados ou municípios acabam abrindo mão de impostos locais ou fazem doações de terrenos, prédios e alguns serviços para atrair indústrias que geram empregos.

4.4 Empresas brasileiras de atuação multinacional.

A industrialização brasileira foi uma das mais intensas do mundo no período entre 1930 e 1980. Grandes empresas, tanto estatais como privadas, passaram a atuar de forma marcante como exportadoras e, atualmente, como investidoras em mercados externos, ou seja, são empresas multinacionais com origem no Brasil.

Entre as empresas brasileiras que atuam mundialmente destacam-se as dos setores petrolífero, metal-mecânico, de mineração, alimentício e de construção civil. Essas empresas têm sido muito bem-sucedidas ao se instalar em outros países e obter, assim, vantagens de comercialização em seus mercados.

4.4.1     – O setor de construção civil.

Setor que merece destaque entre as empresas brasileiras, que desde a década de 1970 atua de forma marcante em outros países. O Brasil é reconhecido por sua tecnologia na construção de grandes obras, como estradas de ferro, portos e usinas hidrelétricas, isso proporcionou a atuação de muitas empresas do setor, principalmente em países da África e do oriente Médio.         


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