SAMPAIO, Fernando dos Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis. Para viver juntos: Geografia, 7º ano: ensino fundamental. 1ª edição. São Paulo – Editora SM, 2009.
A escola dentre suas principais funções tem o papel de transmissão de conhecimentos produzido pela humanidade. O conteúdo sendo matérias contidas no currículo nem sempre atende a realidade dos alunos, partindo desse conceito, ensinar está intimamente ligado a algo concreto, a um conteúdo específico. Para o professor muitas vezes fica difícil saber o que ensinar e faz com que o ensino tenha como pressuposição atingir seu objetivo principal e que esteja ligado a um processo de aprendizagem, por meio de um conteúdo claro, concreto e relevante.
O conteúdo é um conjunto de transformações que vai tornar apto para ocupar um lugar entre os objetos de ensino, esta transposição didática transforma um objeto do saber a ensinar em um objeto de ensino. Um grande desafio do professor é transformar um conhecimento científico em um conteúdo didático.
O conteúdo didático desvincula os principais aspectos da vida cotidiana do aluno e enfatiza assim a predominância do conhecimento científico proposto nos livros didáticos, lembrando que muitas vezes esse material didático rejeita a instauração de um espaço como pesquisar, investigar e questionar na sala de aula, centrando-se na memorização dos conteúdos e simplificando o trabalho docente. Mesmo contendo diversos conteúdos, estes são pensados e elaborados fora do espaço escolar onde os agentes responsáveis por sua transmissão, os professores, não participam muitas vezes da escolha e nem se quer de sua elaboração.
Levando-se em consideração apenas os conteúdos geográficos, o problema torna-se ainda mais grave, pois as informações contidas nos livros são reduzidas, levando conteúdos e métodos de ensino tradicionais, influenciando diretamente nas práticas docentes em sala de aula, com um conhecimento antiquado, pois descritivo, positivista e pretensamente neutro onde oculta os conflitos e as contradições da sociedade em que vivemos.
Podem-se ver pontos positivos no livro analisado, a obra está organizada em unidades, que tratam dos eixos marcantes da disciplina. São elas: Território brasileiro; a população brasileira; trabalho, consumo e sociedade; Brasil rural; Indústria; A urbanização brasileira; As regiões Sudeste e Sul; AS regiões Norte e Centro-Oeste e região Nordeste. Acredito que os autores têm como objetivos principais familiarizar os alunos com as novas tecnologias e prepará-los para o mundo do trabalho, estimulando na pesquisa e no trabalho em equipe, com a discussão de temas relevantes, como impactos ambientais, globalização, urbanização, revolução tecnológica, o papel do Estado, entre outros, procurando despertar o interesse dos alunos e ajudá-los a enfrentar, como cidadãos e profissionais, um mundo em constante transformação.
Os textos contidos no livro são literários e técnicos contendo charges e fotografias, ele trás também mapas, gráficos e tabelas com dados que constitui instrumentos essenciais para análises geográficas. Suas atividades valorizam os conhecimentos e a vivência dos alunos. Traz também sites de Internet para que seus alunos possam pesquisar e aprofundar mais nos assuntos debatidos em sala de aula além de uma seção de exercícios que estimula o aprendizado sobre cartografia e questões globais, que encerram cada unidade.
Portanto não existe método ou atividade que se sustente sem uma base teórica e um conteúdo programático sistematizado. Esses elementos devem estar articulados com o que se considera significativo para uma dada realidade e um determinado sujeito, é necessário que o que se ensina valha a pena, o papel do professor é fazer com que seus alunos estimulem o autodesenvolvimento e medie seu processo de aquisição de conhecimento, tornando-o agente ativo de sua aprendizagem e assim fazer com que os métodos utilizados sobressaiam aos conteúdos programáticos de ensino. Para que a educação seja compreendida, é preciso concebê-la como uma atividade que se expressa, de formas distintas, em que tanto o conteúdo quanto a didática utilizada transformam o currículo em uma prática para produzir a aprendizagem.