Projeto : As modificações da paisagem no campo e na cidade.











 
Introdução

            No espaço brasileiro identificamos grandes paisagens tanto florestais, áreas agrícolas e extensas regiões metropolitanas. As paisagens variam muito de acordo com as características naturais e o modo como os espaços foram ocupados pela sociedade, ao modificar as paisagens para construir moradias, cultivar alimentos, criar animais ou instalar indústrias, o homem reorganiza o espaço por meio de seu trabalho.
As cidades começaram a crescer vertiginosamente e o campo vai sendo também influenciado por este crescimento e pelas formas de produção da indústria moderna, tornando assim a cidade a sede das indústrias e o campo o fornecedor de matérias-primas para as cidades. Contudo o campo, a cidade e a industrialização são interdependentes, as matérias-primas que abastecem as indústrias e os alimentos para a população que mora na cidade são produzidas no campo, a população que mora no campo compra bens de uso e consumo produzidos na cidade, de onde também recebe a prestação de serviços.       
         O Brasil é um país de muitos contrastes que resultam da extensão do território, da formação histórica, da enorme variedade de elementos naturais e sociais, o que nos leva a pensar na grande diversidade de paisagens. O projeto propõe ao docente métodos que poderá ser formada coletivamente e individualmente, podendo assim interagir, pesquisar e concluir conhecimentos do campo, da cidade e a industrialização, focando sempre em um problema, de maneira a formar questionamentos reflexivos e coletivos.

 

Justificativa

            Interessar-se pelas diferentes paisagens das regiões brasileira, é uma forma de compreender como foi realizado o processo de ocupação do país, além de compreender as diversas formas de manifestações culturais, priorizando também a biodiversidade do Brasil no intuito de rever conceitos sobre a sua degradação causada pelo ser humano. O projeto vem com o propósito de trabalhar o espaço geográfico e suas paisagens numa proposta de criação de condições que contribuam para a construção de um conhecimento integrado, compreendendo um modo diferente de ver a formação do Brasil.
            As ações pedagógicas realizadas será um importante instrumento que desenvolverá capacidades de síntese, análise e avaliação, o projeto será mais um dos recursos para ensinar a usar a informações disponíveis, incluindo novos conhecimentos, experiências, valores e habilidades, podendo assim buscar formas do aprendizado construtivo e interdisciplinar, permitindo a potencialização da capacidade cognitiva, compreende um modo diferente de (re) construir o conhecimento onde se enfatizam as inter-relações e interdependência das diversas metodologias, contribuindo para o ensino-aprendizagem, a perspectiva é puramente prática, que só funcionará melhor se for feito coletivamente com a colaboração e elaboração de todos porque os efeitos da prática de apenas um sujeito sobre uma organização jamais se limitará apenas aquele sujeito. A metodologia aplicada possibilitará que as informações sejam globalizadas havendo comunicação entre si, tornando assim o projeto dinâmico sem conteúdos fragmentados.
             
Descrição do problema

            Objetivando aprofundar as discussões sobre a temática levantada, o projeto traz atividades com o intuito de estratégia de intervenção, resultado de um planejamento que tem por objetivo fazer das mesmas em um espaço de reflexão, interação e proposições, além de troca de experiências e saberes. Cada título a ser trabalhado será feita de maneira articulada e dinâmica, onde a cada abordagem haverá uma preocupação de abrir espaço para que o público alvo possa participar, para propor na Geografia uma garantia de continuidade e permanência do processo educativo, vinculando ética, educação, trabalho, interação, por meio de atividades. A paisagem é construída através da relação do homem com o espaço natural, retratando as relações sociais estabelecidas em um determinado local dando a cada observador a livre escolha de selecionar as imagens que achar mais relevante, portanto a paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, social, cultural, humano ou econômico, é certo afirmar que eles atirculam-se entre si?

Objetivo geral

Investigar como as paisagens modificam-se, conforme as relações econômicas e sociais que ocorre no espaço brasileiro sobre as diferentes atividades desenvolvidas e pelas pessoas que nela se integram.

Objetivo específico
  • Citar as principais formas de produção agro-industrial brasileira;
  • Compreender como os aspectos (ou sistemas) naturais e humanos criam espaços e estruturas que formam uma totalidade;
  • Conhecer os aspectos marcantes de cada região, a ocupação e a transformação desse espaço;
  • Desenvolver e estimular uma atividade em grupo para que possam (re) construir um conhecimento coletivo;
  • Identificar as várias etapas de transformação de matérias-primas;
  • Identificar e selecionar diferentes tipos de paisagens;
  • Valorizar o fazer coletivo.

Referencial teórico

Devido à sua grande extensão territorial e as enormes variedades naturais e humanas, o Brasil leva o nome de país-continente, sendo o quinto maior do planeta o país apresenta uma considerável diferença regional, com contrastes na paisagem natural e na ocupação do espaço, nas características econômicas e sociais. É por intermédio de objetos e da natureza que a paisagem se torna concreta, ou seja, a paisagem é a materialização de um momento da sociedade, o espaço geográfico é a paisagem acrescida da sociedade que lhe ocasiona transformações, à medida que as relações se modificam.

Paisagem é somente a aparência da realidade, aquilo que a nossa percepção capta.
 Ao longo da historia a natureza foi sendo transformada pelo trabalho do homem que passou a produzir um espaço com o objetivo de garantir sua subsistência.
 Desde a antiguidade muitos autores elaboraram que podem ser considerados geográficos, embora o conhecimento fosse disperso, desarticulado, ligado à filosofia, à matemática e ás ciências da natureza. (MOREIRA, 2008).


             Um aspecto importante é o aspecto cultural, pois é a identidade de um povo que serve de compreensão para a organização social, este por fim compreende os papéis exercidos pelos indivíduos na sociedade e as ações de seu desempenho, englobando assim os diversos campos da atividade humana como a economia, a política, entre outros. Não é apenas identificar o que é zona rural e urbana brasileira e sua formação, e sim mostrar a sua diversidade no meio ambiente e suas igualdades.
 Pode-se dizer que paisagem é um sistema complexo e dinâmico, onde diferentes fatores naturais e culturais interagem e evoluem em conjunto, onde determina e é determinada pela ecologia, fatores culturais, emotivo-sensoriais e socio-econômicos.

Metodologia

         Diante do propósito de desenvolver novas práticas educativas para o estudo do Brasil rural, urbano e a industrialização, propõe-se um estudo de trabalhos coletivos, a realização de projeto, que concretizará em uma prática participativa e problematizadora, com métodos de aprendizagem, que será realizada durante toda a unidade, com atividades teóricas e práticas, discussões, formulação, construção de materiais didáticos, elaboração e aplicação de didáticas lúdicas, apresentação de vídeos e música, seminário, atividade de campo. Com o Intuito de buscar possibilidades de desenvolver um trabalho pedagógico interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento do senso crítico, bem como a participação do público na resolução de problemas.


Avaliação

A avaliação será processual, onde trabalharemos as competências pessoais, focando em trabalhos individuais e coletivos, onde a aprendizagem será feita na competência a fim de identificar as dinâmicas da paisagem, sendo entendida como parte do processo de ensino e aprendizagem, ao qual serve de indicador se o projeto está tendo resultado progressivo.