terça-feira, 2 de agosto de 2011

3 – Problemas do mundo rural

As precárias condições de trabalho e a má distribuição de terras geram o fortalecimento dos movimentos sociais no campo, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, em prol da reforma agrária.

  3.1 – A questão do trabalhador rural 

            A baixa remuneração da mão de obra, a precariedade das condições de trabalho e a dificuldade de acesso à terra, salários baixos são alguns dos principais problemas enfrentados pelo trabalhador rural. 

Os contratos de trabalho temporário geralmente são efetuados apenas na época do plantio e da colheita, a modernização agrícola, ocorrida com o emprego de máquinas e equipamentos, propiciou o aumento da produtividade. Os empregos permanentes estão localizados no Sudeste e Centro-oeste, pois é onde concentram-se grandes fazendas que plantam mais de uma lavoura e as colheitas ocorrem em épocas diferentes, necessitando, assim de um número maior de trabalhadores durante todo o ano.

   3.2 – Os assalariados rurais temporários

            Mais conhecidos como bóias-frias, são aqueles que trabalham temporariamente nas lavouras comerciais, comumente encontrado nas lavouras de cana-de-açúcar, laranja, feijão, algodão e frutas tropicais. Eles recebem seu pagamento de acordo com a produção diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário